Gerenciamento de Obra

Gerenciamento-blog

Gerenciamento de Obra

Gerenciamento de Obra

Na hora de optar por uma nova construção, é importante pensar se esse é o caminho certo e como percorrê-lo. A maioria das pessoas não sabem sobre pontos cruciais do gerenciamento de obras e como ele é crucial para que o projeto tenha os seus objetivos de qualidade, prazo e custo atendidos, evitando atrasos e aumento de custo.

Conheça 5 coisas que a maioria das pessoas não sabem sobre gerenciamento de obras e saiba mais sobre a sua importância durante um projeto.

1. Ajuda a reduzir os custos

Vários são os itens que podem deixar a construção mais cara, mas o gerenciamento de obras é um bom aliado para gerar economia. Entre os itens que podem encarecer estão os atrasos, bitributação e riscos na contratação. Para que haja economia, o gerenciamento é crucial por criar a possibilidade de atuação no momento de contratação, eliminando serviços do contrato com construtoras, pois podem ser adquiridos de forma direta com o empreendedor. Ainda assim, a construtora permanece com a responsabilidade sobre os prazos, qualidade, controle, logística, entre outros.

2. Estratégia produtiva

Quem cuida do gerenciamento de obras também ajuda para que a execução de atividades atendam todos os requisitos, como custo e qualidade de acordo com o cronograma planejado. Por isso, o gerenciamento de obras é diretamente ligado à estratégia produtiva da construtora. O gerenciamento passa pelos campos arquitetônico, de estruturas, de instalações elétricas e coordena cada uma dessas partes para que elas sejam cumpridas seguindo uma sequência lógica.

3. Antecipa problemas e resolve imprevistos

Por cuidar de toda a organização do cronograma de uma obra, o gerenciamento também é uma excelente ferramenta para sempre prever problemas e possíveis imprevistos e, por isso, resolvê-los de forma eficaz. O gerenciamento permite que a maioria desses possíveis problemas possam ser resolvidos ainda antes do início da construção, aumentando a produtividade e fazendo com que o cronograma possa ser realizado dentro do previsto.

4. Total controle do estoque de materiais

Pouca gente sabe que o gerenciamento de obras também auxilia a ter um maior controle sobre o estoque de material para a construção. Isso se traduz rapidamente em economia, pois evita o desperdício e ajuda a manter toda a obra com os gastos dentro do orçamento. Um bom gerenciamento ajuda por conter uma lista com todos os produtos comprados e um acompanhamento do uso dos materiais, deixando claro quando é necessário comprar mais algum item. Indiretamente, esse benefício também ajuda a controlar melhor a mão de obra contratada e o quanto de material vem sendo utilizado.

5. Ajuda na fiel execução dos projetos

Como o gerenciamento auxilia a contratar mão de obra especializada e coordenar os contratados nas diferentes etapas da construção, além ajudar no cumprimento das etapas dentro do cronograma e do orçamento, tudo isso se traduz na execução fiel dos projetos. Claro, durante o percurso podem ter de haver alterações, mas com um bom gerenciamento de obras a alteração poderá ser feita sem comprometer a essência do projeto aprovado.

Fonte: Mobuss

No Comments

Post A Comment